Uma dieta saudável começa pelo consumo diário de verduras de cores diferentes.
Tão importante quanto consumir frutas e verduras diariamente é combiná-las por suas diferentes cores, pela variedade de nutrientes que aportam em cada refeição.
Diferentes frutas e verduras aportam diferentes nutrientes, de acordo com a sua cor.
O consumo diário de verduras de diferentes cores em quantidades suficientes reduz o risco de sofrer problemas cardiovasculares, diabetes e câncer, entre outras doenças.
Além disso, consumir alimentos frescos contribui para o desenvolvimento econômico de cada país ao potencializar a demanda por alimentos nacionais, favorecendo, inclusive, a geração de empregos.
Por isso, coloque cor na comida de sua família e ensine as crianças a valorizar essa variedade!
As verduras fornecem minerais, vitaminas e fibra
O número de doenças crônicas como diabetes tipo 2, acidentes vasculares cerebrais, câncer e cardiopatias isquêmicas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. Tais doenças foram a primeira causa de óbito no mundo – quase 16 milhões de mortes prematuras e evitáveis, pelo aporte de mineiras, vitaminas e fibras – e aumentou entre os jovens com menos de 20 anos de idade, o que representa um problema de saúde pública.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), consumir diariamente quatro porções de verduras de diferentes cores poderia salvar 1,7 milhões de vidas perdidas anualmente devido a doenças crônicas.
Desde a década de 1980, as pessoas que vivem em países desenvolvidos têm consumido cada vez mais alimentos com alto teor de calorias, açúcar, gorduras saturadas e gorduras trans, e são alvo de campanhas de marketing focadas no aumento do consumo desse tipo de alimentos.
Isso tem resultado na diminuição do consumo de verduras e no aumento do consumo de alimentos industrializados que prejudicam a saúde, em especial a das crianças, que começam a consumir alimentos pobres em nutrientes cada vez mais cedo.
O consumo de verduras beneficia também a economia dos países, pois evitam perdas de milhões de dólares relacionadas ao custo da incidência de doenças crônicas. Segundo Margaret Chan, ex-diretora geral da OMS, cada 10% do aumento da prevalência de doenças crônicas diminui o crescimento anual da economia em 0,5%.
Diferentes frutas e verduras aportam diferentes nutrientes, de acordo com a sua cor. Por essa razão, é indispensável o consumo diário de cinco cores nas refeições:
- • Cor verde: fornece ferro, fósforo, fibras e magnésio. Este último nutriente beneficia os músculos – a deficiência de magnésio pode provocar cansaço e câimbras. O ferro fortalece o sangue e combate a anemia e desnutrição. O fósforo ajuda no fortalecimento dos ossos e dentes. E as fibras favorecem o bom funcionamento intestinal.
- • Cor vermelha: diminui o risco de doenças cardiovasculares ou câncer graças ao licopeno e aos fitoquímicos que aumentam as defesas do organismo.
- • Cor amarela ou laranja: evita doenças provocadas por germes, vírus e bactérias graças ao teor de vitamina C, que ajuda a reforçar o sistema imunológico. Os alimentos dessas cores também possuem antioxidantes que ajudam na resistência de ossos, dentes, melhoram a digestão e combatem a prisão de ventre. Também melhoram a saúde do coração e da pele.
- • Cor branca: oferece cálcio e potássio, essenciais para a saúde dos ossos. Alimentos dessa cor previnem certos tipos de câncer, doenças digestivas e doenças do coração. Também equilibram as concentrações de colesterol e a pressão arterial, pelo aporte de fibras e fitoquímicos como a quercetina e a alicina.
- • Cor roxa: apresenta ácido elágico, que retarda o envelhecimento e neutraliza substâncias cancerígenas.
Dessa forma, tão importante quanto consumir frutas e verduras diariamente é combiná-las por suas diferentes cores, pela variedade de nutrientes que aportam em cada refeição.