Quais as principais tendências educacionais?

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O início do novo ano letivo é uma realidade e estamos desejando boas-vindas para novas estratégias na Educação. Apesar de os últimos tempos já terem sido embalados por novidades, como a ampla utilização do ensino híbrido e o uso mais intenso de tecnologias em sala de aula, é inevitável que a gente se depare com mais avanços. Afinal, vivemos em um mundo que está em constante transformação e as escolas devem, sem dúvidas, acompanhar e protagonizar revoluções com o objetivo de tornar a aprendizagem um processo mais interativo, adaptável e assertivo.
Pensando nisso, listamos algumas das principais tendências educacionais para a sua organização iniciar 2023 saindo na frente:

GAMIFICAÇÃO

Com o objetivo de engajar, integrar, inovar e, claro, potencializar a aprendizagem, o uso de jogos como metodologia de ensino será tendência em 2023. Conhecido como gamificação, o ensino com base na utilização de games é cada vez mais frequente e abre espaço para que crianças e adolescentes compreendam a matéria de maneira lúdica e divertida.
Mas como os jogos podem fazer parte do material de aula? Ótima pergunta!
Quando falamos de gamificação, não estamos considerando exclusivamente games eletrônicos. Os jogos tradicionais também fazem parte dessa estratégia. Já pensou em utilizar o xadrez para trabalhar raciocínio lógico, por exemplo? Que tal jogar STOP, em inglês, com a turma para ampliação do vocabulário? No entanto, para além do uso específico de jogos, a gamificação propõe o uso de dinâmica e metodologias presentes neles (pontuação, fases, conquistas, recompensas), como recursos de aprendizagem.
Claro, a tecnologia não fica de fora e podemos fazer bom uso dela utilizando plataformas e sites. Um bom exemplo seria utilizar o digital para averiguar o conhecimento dos estudantes realizando um quiz online com perguntas sobre o conteúdo estudado. Além de promover uma atividade tradicional de forma diferenciada, o professor já terá na palma da sua mão o número de acertos e erros, podendo analisar qual conteúdo deve ser retomado. Há inúmeros sites e aplicativos que oferecem jogos educativos, como:

• Letrinhas: o jogo oferecido pelo site Escola Games brinca com as letras do alfabeto e deve ser utilizado com as crianças que estão sendo alfabetizadas. Seu principal objetivo é fazer com que os alunos aprendam a montar sílabas, consigam diferenciar consoantes e vogais, compreendam o processo de estruturação das palavras e muito mais. Clique aqui e saiba mais!
• Maior e menor da selva: no mesmo site, o jogo “Maior e menor da selva” auxilia os professores de matemática no processo de identificar as grandezas “maior” e “menor”. Gostou?

DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos de depressão em crianças entre 6 e 12 anos aumentou de 4,5 para 8% nos últimos 10 anos. Os números são alarmantes e, segundo uma nova pesquisa publicada no periódico JAMA Pediatrics, pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, constataram que a pandemia do novo coronavírus causou danos à saúde mental de crianças e de adolescentes.
Sabemos que as doenças mentais não é novidade na agenda escolar, mas merecem maior atenção após esse episódio traumático. Desta forma, trabalhar as competências socioemocionais dos estudantes é primordial para o desenvolvimento da inteligência emocional e estimular suas habilidades emocionais e sociais.
“Compreender o conceito de competências socioemocionais envolve o estudo das emoções. Ao longo da história, as emoções foram abordadas de diferentes perspectivas: da neuropsicologia, da biologia, dos padrões das espécies, da psicopedagogia, da cultura etc. Dentre todas essas abordagens, aquelas voltadas para as competências socioemocionais no contexto escolar são as de interesse nesse texto por abordarem diretamente as novas diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a proposta de Educação para o século 21 (proposta pela UNESCO) e o ensino integral.
Na BNCC, as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. Portanto, no Brasil, até 2020, todas as escolas deverão contemplar as competências socioemocionais em seus currículos. Diante dessa demanda, precisamos conhecer mais sobre a educação socioemocional.” – Base Nacional Comum Curricular, BNCC.

EDUCAÇÃO IMERSIVA

A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) serão tendências em 2023 e proporcionarão aos estudantes experiências cada vez mais tecnológicas.
Com elas, será possível simular ações e cenários, por exemplo: durante as aulas de História sobre a Roma Antiga, que tal viajar para o passado sem sair da sala de aula e apresentar aos estudantes a arquitetura da época com todos os detalhes?
Visitar um museu em outro país e conhecer uma nova cultura já são uma realidade com a RA e a RV!

APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESCOLAR

Não é só o ensino que está de olho no avanço, a gestão escolar também merece atenção e não só pode, como deve ser atualizada. Utilizando softwares e recursos digitais, a escola pode otimizar atividades administrativas e financeiras. Além de poder analisar o desempenho, controlar melhor as notas e a frequência dos alunos.

ENSINO HÍBRIDO

Como falamos anteriormente, o ensino híbrido já faz parte da nossa realidade, mas ainda não é totalmente estabelecido. Sendo assim, permanece sendo uma tendência para o próximo ano e continuará tendo como objetivo principal o protagonismo do aluno e a criação de um espaço no qual o estudante realiza sua própria gestão.

Preparado para 2023? Desejamos um ótimo ano letivo a todos!

Fernanda Furia
Psicóloga/ Brasil
Mestre em Psicologia de Crianças e Adolescentes.

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