Mais que alunos: nós acreditamos na formação de cidadãos!

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“O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea.” 

Não há menção melhor do que à própria Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, para começarmos uma reflexão que tenha como tema central a formação integral dos estudantes. Como o trecho que selecionamos já indica, as instituições de ensino são responsáveis por formar cidadãos, ou seja, todas as ações pedagógicas devem ser pensadas para oferecer muito mais do que o conteúdo programático das disciplinas tradicionais, como matemática e português – do espaço aos materiais, do tempo aos agrupamentos, do planejamento às atividades.

Sem dúvidas, ter uma grade curricular bem estruturada é essencial, mas devemos estar atentos ao desenvolvimento pleno dos nossos estudantes, o que envolve dimensões que estão além da circulação de informação sistematizada ao longo de décadas pela comunidade pedagógica. Afinal, após o término de sua vida escolar, os estudantes estarão expostos às mais diversas situações e deverão estar preparados para lidar com todas as circunstâncias da melhor maneira possível, tendo em vista atitudes que sejam condizentes com cada momento da sociedade em que estão inseridos, no Brasil e no mundo. Para que isso se torne uma realidade, cabe às escolas promoverem habilidades e competências que desenvolvam ao máximo as capacidades técnicas e relacionais de produzir, ser, conviver e protagonizar.

Mas formação integral e ensino em tempo integral são a mesma coisa?

A resposta é: não! A formação integral preza não só pelo aspecto intelectual como pelas dimensões física, emocional, social e cultural dos alunos, independentemente do tempo que as crianças e os adolescentes passam na escola.

O ensino em tempo integral, por sua vez, é a modalidade que estende a permanência dos estudantes na instituição de ensino. O Centro de Referências em Educação Integral indica que são consideradas período integral somente as jornadas escolares de ao menos sete horas diárias, resultando em carga horária anual de 1.400 horas.

Para deixar esse conceito mais claro, o Centro de Referências em Educação Integral (CREI), com apoio do British Council e da Fundação SM, elaborou o material “Caderno 1 – Currículo e Educação Integral na Prática: Uma referência para Estados e Municípios”, que apresenta as cinco principais dimensões que as escolas devem trabalhar, para que a formação integral seja implementada. Confira na íntegra:

• Dimensão física: relaciona-se à compreensão das questões do corpo, do autocuidado e da atenção à saúde, da potência e da prática física e motora.
• Dimensão emocional ou afetiva: refere-se às questões do autoconhecimento, da autoconfiança e capacidade de autorrealização, da capacidade de interação na alteridade, das possibilidades de auto reinvenção e do sentimento de pertencimento.
• Dimensão social: refere-se à compreensão das questões sociais, à participação individual no coletivo, ao exercício da cidadania e vida política, ao reconhecimento e exercício de direitos e deveres e responsabilidade para com o coletivo.
• Dimensão intelectual: refere-se à apropriação das linguagens, códigos e tecnologias, ao exercício da lógica e da análise crítica, à capacidade de acesso e produção de informação, à leitura crítica do mundo.
• Dimensão cultural: diz respeito à apreciação e fruição das diversas culturas, às questões identitárias, à produção cultural em suas diferentes linguagens, ao respeito das diferentes perspectivas, práticas e costumes sociais.

Agora que você já sabe o que deve ser abordado, descubra algumas práticas que podem te ajudar na aplicação da Educação Integral em sua instituição:

Promova atividades em grupo e que permitam discussões. Desta maneira, os alunos aprendem a trabalhar de maneira coletiva, além de desenvolver suas habilidades de diálogo, relacionamento interpessoal e escuta ativa.
Para ampliar a bagagem cultural, considere o uso de música, artes e outras formas de expressão em atividades do cotidiano.
Coloque a mão na massa e implemente a cultura maker! Além de estimular a criatividade, as crianças terão a oportunidade de aprender enquanto realizam tarefas que visam a resolução de problemas.
Faça uso de metodologias ativas, com as rotações, o ensino híbrido e a gamificação, que trazem protagonismo, engajamento e motivação aos alunos.
Use a tecnologia como aliada! Com ela, habilidades como resolução de problemas e pensamento crítico podem ser amplamente estimuladas, quando usadas com intencionalidade pedagógica e a favor do protagonismo do aluno. Há que se ter em mente que preparar os alunos para um mundo cada vez mais digitalizado e interativo é primordial considerando as tendências que apontam para o futuro de nossa sociedade.
Utilize jogos coletivos ou de tabuleiro para desenvolver habilidades como autocontrole, coletividade, ética e cidadania.
Para questões ligadas à saúde, por exemplo, promova palestras sobre a importância de cuidar do corpo e de se alimentar bem. Que tal levar um dentista para ensinar os pequenos a escovar os dentes, por exemplo?
As aulas de Educação Física são uma ótima oportunidade para abordar a importância de colocarmos o corpo em movimento. Para que os alunos se engajem, proporcione campeonatos de esportes, por exemplo, ou gincanas que impulsionam a colaboração entre os diferentes grupos. Além de abordar a temática, trabalhará a coletividade e a competitividade saudável.
Feiras de ciências são sempre bem-vindas e extremamente relevantes para desenvolver inúmeras competências, como a pesquisa e técnicas ligadas à metodologia científica. Apresentações, pesquisas, trabalhos manuais e trabalhos em grupo favorecem para que as habilidades de comunicação, participação e criatividade sejam trabalhadas.

Essas são algumas das possibilidades de criarmos uma agenda que favoreça o desenvolvimento de cidadãos preparados para lidar com os mais diversos desafios contemporâneos.

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