A tecnologia é um elemento cada vez mais presente nas salas de aula, acompanhando uma tendência que também podemos notar, há algum tempo, nos mais variados ambientes e situações do nosso cotidiano. O uso de lousas digitais, aplicativos, tablets e das novidades proporcionadas pela internet, como o Chat GPT, por exemplo, faz com que o processo de ensino-aprendizagem seja transformado em um ritmo constante e veloz.
Além do letramento digital, que aproxima os estudantes da tecnologia e os ajuda a desenvolver habilidades para acessar, interagir, acessar e processar informações no ambiente digital, o uso constante e planejado de tecnologias promove outros benefícios para a escola e toda a comunidade com ela envolvida, indo além das mudanças no processo de ensino-aprendizagem. Como em outros momentos dessa instituição tão importante para a formação de uma sociedade próspera – em todos os sentidos que esse termo pode ser interpretado – o objetivo maior, no final do dia, segue sendo o de preparar as crianças e os adolescentes para o mundo contemporâneo.
Partindo desse ponto de vista, quero te convidar a pensar em:
Sabemos que o aprendizado acontece de maneira diferente para cada aluno. Então, a tecnologia pode ser aplicada para ajudar os estudantes de duas formas relevantes em termos de autonomia e adequação de ritmo do consumo e do processamento das disciplinas:
Graças à possibilidade de gravação das aulas, os alunos podem assistir novamente o que foi apresentado na escola quantas vezes forem necessárias até que os assuntos sejam compreendidos. Trata-se de uma ótima oportunidade para anotar dúvidas e pegar os detalhes que, em sala, podem não ser compreendidos integralmente.
Além disso, a tecnologia, enquanto pluralidade de mídias, proporciona que um mesmo assunto seja apresentado de diferentes maneiras. Ainda que tratem de um mesmo assunto, vídeos, artigos, reportagens e interações fazem com que o contato entre os alunos e o objeto de estudo seja diferente. Com isso, eles conseguem se aprofundar na temática e encontrar mais informações sobre o assunto.
Com a internet e as diversas ferramentas digitais disponíveis, as modalidades de ensino híbrida e remota podem ser implementadas de maneira muito mais rápida e fácil nas escolas, especialmente com o acúmulo de experiências nessa área que foram trazidas pela pandemia. Utilizando, de maneira combinada, plataformas, aplicativos, chats, aulas on-line ou gravadas, os professores conseguem ministrar suas aulas e os alunos acessam o conteúdo de qualquer lugar.
Fazer com que os estudantes participem das aulas sempre foi um grande desafio. Mas, com o uso de quiz interativo, jogos virtuais, vídeos e outros recursos ancorados na tecnologia, o engajamento dos alunos tende a aumentar. Isso porque a matéria é apresentada de uma maneira lúdica e que chama atenção, afinal, o diferente causa curiosidade. Além disso, é possível promover um aprendizado muito mais participativo do que uma aula expositiva.
Por exemplo, ao invés de uma revisão tradicional da matéria, que tal criar um formulário digital com perguntas sobre a disciplina estudada? Os alunos irão responder as perguntas assinalando a alternativa correta e, no final, o professor poderá analisar o número de respostas que foram respondidas corretamente em tempo real. Por meio de uma atividade como essa, os alunos revisitarão os assuntos estudados anteriormente enquanto o professor consegue identificar pontos que devem ser retomados através da análise das perguntas respondidas de maneira incorreta. E o mais importante é: a participação dos alunos será muito mais ativa e condizente com o que costumam fazer em outros âmbitos de suas vidas.
Já falamos de forma breve sobre esse tópico anteriormente, mas é necessário nos aprofundarmos nesse benefício que a tecnologia nos oferece: o acesso à informação. Desde que se deu o processo de popularização da internet, em meados dos anos 90, os estudantes podem fazer pesquisas sobre qualquer assunto, a qualquer hora, sempre de maneira rápida e fácil. Com poucos cliques, encontram inúmeros materiais sobre um determinado tema e podem utilizar esse conteúdo para realizar trabalhos e otimizar o aprendizado. Mas, claro, é necessário que os professores e os responsáveis estejam sempre atentos ao conteúdo que está sendo acessado. Há que se estabelecer uma cultura em que a curadoria seja a chave das pesquisas, o que inclui o entendimento sobre as melhores fontes de conteúdo. Além de existirem materiais impróprios para as crianças e os adolescentes, é primordial verificar se as informações são verídicas, especialmente em épocas de fake news.
Quem não gosta de aprender brincando? E se for possível aprender vivenciando o que está sendo ensinado? Com a tecnologia, isso é possível! Abordar o conteúdo de maneira lúdica é um dos benefícios que a tecnologia proporciona aos professores. Por exemplo, com a realidade virtual é possível transportar os estudantes para a Caatinga ou para o Pantanal quando se fala nos biomas brasileiros. Desta forma, será possível analisar o solo, a vegetação e até mesmo quais animais fazem parte desse território. Muito mais efetivo do que apenas ler um texto, não é mesmo? Para quem não dispõe dos equipamentos necessários, há opções mais acessíveis, com o bom e já conhecido Google Street View.
E aí, qual tecnologia já faz parte do seu cotidiano na escola e como ela transformou as experiências de ensino-aprendizado?