Aprendizagem significativa: desvendando os pilares da educação profunda e duradoura

Foto de menina na frente de quadro negro.

Você já ouviu falar em aprendizagem significativa? Trata-se de um conceito criado pelo psicólogo David Ausubel, que defende que o aprendizado ocorre quando o novo conhecimento se relaciona com o que já sabemos, formando uma rede de significados. 

Ou seja, não basta apenas memorizar informações, é preciso compreendê-las e integrá-las ao nosso repertório cognitivo. 

Esse tipo de aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que são exigidas no século XXI, como pensamento crítico, criatividade, colaboração e comunicação. 

Além disso, esse tipo de aprendizagem favorece a motivação, a autonomia e o interesse dos alunos, que se tornam mais engajados e participativos no processo educativo.

Quer aprender mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos explicar tudo isso e mais, para que você possa aplicar essa metodologia em sua sala de aula e transformar a forma como seus alunos aprendem. Acompanhe!

Conceito e importância da aprendizagem significativa

Foto de dois alunos felizes.

A aprendizagem significativa parte do princípio de que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas sim uma construção ativa do sujeito que aprende. Para isso, é necessário que o aluno tenha uma atitude receptiva e crítica diante do novo conteúdo, buscando relacioná-lo com seus conhecimentos prévios e com sua realidade.

Segundo Ausubel, existem 3 tipos de aprendizagem significativa:

  1. Aprendizagem por recepção: ocorre quando o aluno recebe o conteúdo pronto do professor ou de outra fonte, mas consegue assimilá-lo de forma compreensiva e não mecânica;
  2. Aprendizagem por descoberta: ocorre quando o aluno descobre o conteúdo por si mesmo, a partir de sua observação, experimentação ou pesquisa;
  3. Aprendizagem por reestruturação: ocorre quando o aluno modifica seus conhecimentos prévios em função do novo conteúdo, ampliando ou corrigindo suas concepções.

Sua importância está em promover uma educação mais profunda e duradoura, que não se limita à reprodução de fatos e conceitos, mas sim à compreensão e à aplicação dos mesmos em diferentes contextos. 

Dessa forma, o aluno desenvolve sua capacidade de raciocínio, solução de problemas, criatividade e autonomia.

Tipos e vantagens da aprendizagem com significado

Além dos tipos de aprendizagem significativa propostos por Ausubel, podemos citar outros 2 que são muito utilizados na prática pedagógica:

  1. Aprendizagem colaborativa: ocorre quando os alunos trabalham em grupo para construir o conhecimento de forma cooperativa, trocando ideias, experiências e opiniões;
  2. Aprendizagem baseada em projetos: ocorre quando os alunos realizam um projeto sobre um tema ou problema real, envolvendo pesquisa, planejamento, execução e avaliação.

As vantagens da aprendizagem com significado são diversas, tanto para os alunos quanto para os professores. Veja algumas delas:

  • Estimula o interesse e a curiosidade dos alunos pelo conteúdo;
  • Favorece a retenção e a transferência do conhecimento para outras situações;
  • Desenvolve habilidades cognitivas, socioemocionais e metacognitivas dos alunos;
  • Promove a interação e a cooperação entre os alunos e entre os alunos e o professor;
  • Permite a diversificação das estratégias e dos recursos didáticos;
  • Proporciona uma avaliação mais autêntica e formativa do processo de ensino-aprendizagem.

Saiba mais: Habilidades socioemocionais: o que são e por que são importantes? Descubra!

Diferenças entre aprendizagem mecânica e significativa

Foto de mulher ensinando criança.

A aprendizagem mecânica é aquela que se baseia na memorização repetitiva de informações isoladas e desconectadas do contexto do aluno. 

Esse tipo de aprendizagem é superficial, transitória e ineficaz, pois não leva em conta os conhecimentos prévios e os interesses do aluno, nem favorece a compreensão e a aplicação do conteúdo.

A aprendizagem significativa, por outro lado, é aquela que se baseia na assimilação compreensiva de informações relacionadas ao contexto e aos conhecimentos prévios do aluno. 

Esse tipo de aprendizagem é profundo, duradouro e eficaz, pois leva em conta os conhecimentos prévios e os interesses do aluno, e favorece a compreensão e a aplicação do conteúdo.

Imagine um estudante que assiste uma aula de ciências e precisa aprender qual é a fórmula da água e suas aplicações. 

Veja abaixo como a mesma informação pode ser aprendida de forma mecânica ou significativa:

  • Aprendizagem mecânica: o aluno decora que a fórmula da água é H2O, sem entender o que isso significa ou para que serve;
  • Aprendizagem significativa: o aluno compreende que a fórmula da água representa a composição química dessa substância, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, e que essa informação pode ser útil para explicar fenômenos como a chuva ácida ou a fotossíntese.

Condições essenciais para uma aprendizagem profunda

Foto de menina brincando com formas coloridas.

Para que a aprendizagem significativa ocorra, é preciso que sejam atendidas algumas condições básicas, tanto por parte do aluno quanto por parte do professor. São elas:

  • O conteúdo deve ser potencialmente significativo, ou seja, ter relevância e sentido para o aluno, além de ser claro e organizado;
  • O aluno deve ter uma disposição favorável para aprender, ou seja, ter interesse, motivação e atitude crítica diante do conteúdo, além de possuir conhecimentos prévios relacionados ao mesmo;
  • O professor deve facilitar a aprendizagem, ou seja, criar situações e estratégias que estimulem o aluno a relacionar o novo conteúdo com seus conhecimentos prévios e com sua realidade, além de acompanhar e orientar o processo de aprendizagem.

Como colocar em prática a aprendizagem significativa em sala de aula

Existem diversas formas de colocá-la em prática em sala de aula, dependendo dos objetivos, dos conteúdos e das características dos alunos. Veja algumas dicas:

  • Conheça os conhecimentos prévios e os interesses dos seus alunos, por meio de sondagens, questionários ou conversas informais;
  • Estabeleça objetivos claros e desafiadores para a aprendizagem, que estejam alinhados com as expectativas e as necessidades dos seus alunos;
  • Selecione conteúdos relevantes e atualizados, que tenham relação com a realidade e com os problemas dos seus alunos;
  • Utilize diferentes recursos didáticos, como livros, vídeos, jogos, aplicativos, experimentos etc., que sejam atrativos e adequados aos seus alunos;
  • Promova atividades diversificadas, como debates, pesquisas, projetos, jogos etc., que envolvam os alunos na construção do conhecimento de forma ativa e colaborativa;
  • Estimule a reflexão e a metacognição dos seus alunos, por meio de perguntas abertas, feedbacks construtivos ou autoavaliações;
  • Avalie o processo e o produto da aprendizagem, utilizando instrumentos variados, como provas, portfólios, apresentações etc., que evidenciem o desenvolvimento dos seus alunos.

Saiba mais: Aprender​​ brincando no mundo digital: como as tecnologias podem ser utilizadas para criar ambientes educacionais lúdicos e divertidos.

Como avaliar a aprendizagem significativa

A avaliação da aprendizagem significativa deve ser contínua, formativa e participativa. Isso significa que ela deve acompanhar todo o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo informações sobre os avanços e as dificuldades dos alunos, bem como orientações para melhorar sua aprendizagem. 

Além disso, ela deve envolver os próprios alunos na avaliação de seu desempenho e de seu progresso.

Para fazer uma avaliação eficiente, é preciso utilizar critérios claros e coerentes com os objetivos propostos. 

Esses critérios devem levar em conta não apenas o domínio dos conteúdos conceituais (o que o aluno sabe), mas também dos conteúdos procedimentais (o que o aluno sabe fazer) e dos conteúdos atitudinais (o que o aluno valoriza).

Alguns exemplos de instrumentos que podem ser usados nesse processo são:

  • Provas escritas ou orais: permitem verificar o nível de compreensão e de aplicação dos conteúdos pelos alunos, por meio de questões abertas, fechadas ou mistas;
  • Portfólios: permitem acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, por meio da coleta e da análise de trabalhos realizados ao longo do período letivo;
  • Apresentações: permitem avaliar a capacidade de comunicação e de síntese dos alunos, por meio da exposição oral ou escrita de um tema ou projeto;
  • Autoavaliação: permite que o aluno reflita sobre seu próprio desempenho e progresso, por meio de questionários, escalas ou rubricas;
  • Coavaliação: permite que os alunos avaliem seus colegas de grupo, por meio de critérios previamente estabelecidos e acordados;
  • Heteroavaliação: permite que o professor avalie os alunos, por meio de observação, registro ou feedback.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que é aprendizagem significativa, quais são os tipos, as vantagens e as diferenças em relação à aprendizagem mecânica. 

Você também viu quais são as condições essenciais para que esse tipo de aprendizagem ocorra, como colocá-la em prática em sala de aula e como avaliá-la.

Essa metodologia visa promover uma educação mais profunda e duradoura, que não se limita à memorização superficial, mas sim à compreensão e à aplicação do conteúdo em diferentes contextos. 

Dessa forma, o aluno desenvolve sua capacidade de raciocínio, solução de problemas, criatividade e autonomia.

Conheça a Compartilha!

Veja outros conteúdos