A importância da Agenda 2030 e do desenvolvimento sustentável na educação
Sejamos sinceros: a necessidade de construir uma sociedade mais sustentável e consciente nunca foi tão urgente, não é mesmo? De uns anos para cá, o desenvolvimento sustentável deixou de ser apenas um conceito distante e passou a fazer parte das discussões diárias nas mais diferentes esferas da nossa vida.
Seja nas conversas casuais com os amigos e vizinhos sobre as mudanças climáticas, nas discussões entre gestores públicos sobre a necessidade de implementar práticas mais sustentáveis nas cidades ou nos debates promovidos nas salas de aula sobre a importância dos alunos refletirem sobre seus direitos, deveres, compromissos e responsabilidades, por exemplo, uma coisa é fato: as questões globais e seus impactos locais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia.
E não poderia ser diferente. Além de vivenciarmos, na prática, os desafios e a urgência do desenvolvimento sustentável, o tema ainda conta com o respaldo de organizações internacionais de grande relevância, como a ONU (Organização das Nações Unidas) — o que reforça ainda mais sua importância.
O que é a Agenda 2030?
Um dos principais marcos desse compromisso global é a Agenda 2030, um plano de ação criado pela ONU, que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa iniciativa visa direcionar esforços para a construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável, abordando questões fundamentais e de extrema importância, como:
Muito mais que um compromisso entre as nações, a Agenda 2030 é um chamado à ação para governos, empresas e toda a sociedade. Afinal, além de estabelecer diretrizes globais, ela convida cada indivíduo e instituição a refletir sobre seu papel na construção de uma sociedade e de um futuro mais justo e sustentável — e é aqui que a escola se torna uma peça-chave!
O papel da educação no desenvolvimento sustentável
Isso porque a educação desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Ao levar a pauta do desenvolvimento sustentável para dentro da sala de aula, os educadores não apenas conscientizam os alunos sobre a importância da preservação ambiental, da inclusão social e do desenvolvimento econômico sustentável, como também incentivam a busca por soluções inovadoras e responsáveis para os desafios do hoje e do amanhã.
Habilidades para o século XXI
E mais: integrar a Agenda 2030 ao processo educativo também fortalece o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como:
Autonomia
Resiliência
Proatividade
Empatia
Colaboração
Assim, muito mais que compreender a complexidade dos problemas globais, os estudantes também aprendem de que forma podem se tornar agentes transformadores de suas próprias comunidades e realidades.
A Agenda 2030 no Compartilha
Em suma, trazer os princípios da Agenda 2030 para o ensino é um compromisso — e um dever — com a formação de cidadãos capazes de atuar de forma ativa na construção de um futuro sustentável.
No Compartilha, incorporamos o tema do desenvolvimento sustentável no material do professor do Ensino Fundamental Anos Finais.
Projetos que conectam conhecimento, reflexão e ação
Além de adotar uma aprendizagem baseada em projetos, o material alia conhecimento, reflexão e ação, estimulando uma análise aprofundada dos desafios do mundo contemporâneo e incentivando a busca por soluções voltadas ao bem comum.
Questões como:
Escassez de água e energia
Erradicação da pobreza
Erradicação da fome
São trabalhadas de forma contextualizada, promovendo o pensamento crítico e o engajamento dos alunos.
Educação como caminho para um futuro melhor
Afinal, se desejamos um futuro melhor, é essencial começar pela educação das novas gerações, formando cidadãos capazes de transformar conhecimento em ação e impacto positivo na sociedade, não é mesmo?