Você já ouviu falar em aprendizagem significativa? Trata-se de um conceito criado pelo psicólogo David Ausubel, que defende que o aprendizado ocorre quando o novo conhecimento se relaciona com o que já sabemos, formando uma rede de significados.
Ou seja, não basta apenas memorizar informações, é preciso compreendê-las e integrá-las ao nosso repertório cognitivo.
Esse tipo de aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que são exigidas no século XXI, como pensamento crítico, criatividade, colaboração e comunicação.
Além disso, esse tipo de aprendizagem favorece a motivação, a autonomia e o interesse dos alunos, que se tornam mais engajados e participativos no processo educativo.
Quer aprender mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos explicar tudo isso e mais, para que você possa aplicar essa metodologia em sua sala de aula e transformar a forma como seus alunos aprendem. Acompanhe!
A aprendizagem significativa parte do princípio de que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas sim uma construção ativa do sujeito que aprende. Para isso, é necessário que o aluno tenha uma atitude receptiva e crítica diante do novo conteúdo, buscando relacioná-lo com seus conhecimentos prévios e com sua realidade.
Segundo Ausubel, existem 3 tipos de aprendizagem significativa:
Sua importância está em promover uma educação mais profunda e duradoura, que não se limita à reprodução de fatos e conceitos, mas sim à compreensão e à aplicação dos mesmos em diferentes contextos.
Dessa forma, o aluno desenvolve sua capacidade de raciocínio, solução de problemas, criatividade e autonomia.
Além dos tipos de aprendizagem significativa propostos por Ausubel, podemos citar outros 2 que são muito utilizados na prática pedagógica:
As vantagens da aprendizagem com significado são diversas, tanto para os alunos quanto para os professores. Veja algumas delas:
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A aprendizagem mecânica é aquela que se baseia na memorização repetitiva de informações isoladas e desconectadas do contexto do aluno.
Esse tipo de aprendizagem é superficial, transitória e ineficaz, pois não leva em conta os conhecimentos prévios e os interesses do aluno, nem favorece a compreensão e a aplicação do conteúdo.
A aprendizagem significativa, por outro lado, é aquela que se baseia na assimilação compreensiva de informações relacionadas ao contexto e aos conhecimentos prévios do aluno.
Esse tipo de aprendizagem é profundo, duradouro e eficaz, pois leva em conta os conhecimentos prévios e os interesses do aluno, e favorece a compreensão e a aplicação do conteúdo.
Imagine um estudante que assiste uma aula de ciências e precisa aprender qual é a fórmula da água e suas aplicações.
Veja abaixo como a mesma informação pode ser aprendida de forma mecânica ou significativa:
Para que a aprendizagem significativa ocorra, é preciso que sejam atendidas algumas condições básicas, tanto por parte do aluno quanto por parte do professor. São elas:
Existem diversas formas de colocá-la em prática em sala de aula, dependendo dos objetivos, dos conteúdos e das características dos alunos. Veja algumas dicas:
A avaliação da aprendizagem significativa deve ser contínua, formativa e participativa. Isso significa que ela deve acompanhar todo o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo informações sobre os avanços e as dificuldades dos alunos, bem como orientações para melhorar sua aprendizagem.
Além disso, ela deve envolver os próprios alunos na avaliação de seu desempenho e de seu progresso.
Para fazer uma avaliação eficiente, é preciso utilizar critérios claros e coerentes com os objetivos propostos.
Esses critérios devem levar em conta não apenas o domínio dos conteúdos conceituais (o que o aluno sabe), mas também dos conteúdos procedimentais (o que o aluno sabe fazer) e dos conteúdos atitudinais (o que o aluno valoriza).
Alguns exemplos de instrumentos que podem ser usados nesse processo são:
Neste artigo, você aprendeu o que é aprendizagem significativa, quais são os tipos, as vantagens e as diferenças em relação à aprendizagem mecânica.
Você também viu quais são as condições essenciais para que esse tipo de aprendizagem ocorra, como colocá-la em prática em sala de aula e como avaliá-la.
Essa metodologia visa promover uma educação mais profunda e duradoura, que não se limita à memorização superficial, mas sim à compreensão e à aplicação do conteúdo em diferentes contextos.
Dessa forma, o aluno desenvolve sua capacidade de raciocínio, solução de problemas, criatividade e autonomia.