Avaliação educacional: entenda sua importância no aprendizado e conheça as Avaliações Digitais da Compartilha!

Professora entregando avaliação impressa para aluna

A avaliação educacional é uma prática pedagógica que visa verificar o nível de aprendizagem dos estudantes, identificar as dificuldades e os avanços, e orientar as intervenções necessárias para melhorar o ensino. 

Além disso, a avaliação educacional também serve para monitorar a qualidade da educação oferecida pela escola, verificar se os objetivos educacionais estão sendo alcançados e fornecer feedbacks aos educadores, aos estudantes e às famílias.

Mas como fazer uma avaliação educacional eficaz, que realmente contribua para o desenvolvimento dos estudantes e da escola? Quais são os tipos de avaliação existentes e quais são os instrumentos mais adequados para cada situação? Como utilizar os dados coletados pela avaliação para planejar as ações pedagógicas?

Neste artigo, vamos responder a essas perguntas e mostrar como as Avaliações Digitais da Moderna Compartilha podem ajudar você a realizar uma avaliação educacional de qualidade, com dados precisos e confiáveis. Vamos lá?

Conceito de avaliação educacional

A avaliação educacional pode ser definida como um processo sistemático e contínuo de coleta, análise e interpretação de informações sobre o desempenho dos estudantes e da escola, com o objetivo de verificar o grau de aprendizagem, diagnosticar as dificuldades, orientar as intervenções pedagógicas e promover a melhoria da qualidade da educação.

Ela não deve ser vista como um fim em si mesma, mas como um meio para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Assim, deve ser realizada de forma integrada ao planejamento e à execução das atividades educacionais, levando em conta os objetivos, os conteúdos, as metodologias e os recursos didáticos utilizados.

Essa avaliação também deve ser participativa, envolvendo todos os agentes educacionais: educadores, estudantes, gestores, famílias e comunidade. Cada um desses atores tem um papel importante na avaliação, seja fornecendo informações, seja recebendo feedbacks, seja tomando decisões com base nos resultados.

Relação da avaliação com o processo de aprendizado

Menino escrevendo em um papel enquanto olha para uma folha de avaliação

A avaliação educacional está intimamente relacionada ao processo de ensino e aprendizagem. Ela serve como um instrumento para verificar se os estudantes estão aprendendo o que se espera deles, se os educadores estão ensinando de forma eficiente e se a escola está cumprindo sua função social.

Também serve como um meio para estimular a aprendizagem dos estudantes, pois permite que eles reconheçam seus pontos fortes e fracos, recebam orientações para superar suas dificuldades e se sintam motivados a progredir. 

Além disso, a avaliação possibilita que os educadores identifiquem as necessidades dos estudantes, ajustem suas estratégias de ensino e ofereçam um acompanhamento individualizado.

Por fim, a avaliação também serve como um recurso para melhorar a qualidade da educação oferecida pela escola, pois fornece dados que podem ser usados para planejar as ações pedagógicas, revisar os currículos, capacitar os profissionais, adequar a infraestrutura e gerenciar os recursos.

Diferença crucial: avaliação somativa X formativa

Existem diferentes tipos de avaliação educacional, que podem ser classificados de acordo com seus objetivos, seus momentos de aplicação e seus critérios de análise. Dois tipos que se destacam são a avaliação somativa e a avaliação formativa.

A avaliação somativa é aquela que ocorre ao final de um período ou ciclo de ensino, com o propósito de verificar o nível de aprendizagem dos estudantes em relação aos objetivos previstos.

Ela tem um caráter classificatório e certificatório, ou seja, serve para atribuir notas ou conceitos aos estudantes e para aprovar ou reprovar os mesmos.

A avaliação formativa é aquela que ocorre ao longo do processo de ensino e aprendizagem, com o propósito de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes e orientar as intervenções pedagógicas. 

Ela tem um caráter diagnóstico e formativo, ou seja, serve para identificar as dificuldades e os avanços dos estudantes e para oferecer feedbacks e orientações para a melhoria da aprendizagem.

Ambas são complementares e devem ser realizadas de forma articulada. A avaliação somativa permite verificar os resultados finais da aprendizagem, enquanto a avaliação formativa permite monitorar o processo de aprendizagem e promover ações corretivas ou preventivas.

Saiba mais: A importância da avaliação formativa no ensino-aprendizagem.

Importância dos dados coletados para escolas e educadores

Professoras usando um Tablet e fazendo anotações em uma folha de papel

Os dados coletados pela avaliação educacional são fundamentais para as escolas e os educadores, pois permitem que eles tenham uma visão mais ampla e precisa da realidade educacional em que estão inseridos. Com base nos dados, é possível:

  • Identificar os pontos fortes e fracos dos estudantes, dos educadores, dos gestores e da escola;
  • Comparar o desempenho dos estudantes com os padrões de qualidade estabelecidos pelos sistemas de ensino;
  • Analisar as causas das dificuldades e dos avanços encontrados no processo de ensino e aprendizagem;
  • Estabelecer metas e indicadores de qualidade para a educação;
  • Planejar as ações pedagógicas necessárias para melhorar o ensino e a aprendizagem;
  • Monitorar a execução das ações planejadas e verificar seus resultados;
  • Avaliar o impacto das intervenções realizadas na melhoria da qualidade da educação;
  • Comunicar os resultados da avaliação aos estudantes, aos educadores, aos gestores, às famílias e à comunidade;
  • Prestar contas à sociedade sobre o trabalho desenvolvido pela escola.

Instrumentos para uma avaliação educacional eficaz

Colegas de sala reunidos para responder avaliação escolar

Para realizar uma avaliação educacional eficaz, é preciso utilizar instrumentos adequados para cada tipo de avaliação, para cada objetivo proposto e para cada público-alvo. 

Os instrumentos de avaliação são os meios pelos quais se coletam as informações sobre o desempenho dos estudantes e da escola. Eles podem ser divididos em dois grupos: instrumentos formais e instrumentos informais.

Os instrumentos formais são aqueles que seguem uma estrutura pré-definida, com critérios claros e objetivos de correção. Eles podem ser aplicados individualmente ou coletivamente, oralmente ou por escrito. Alguns são:

  • Provas: são instrumentos que avaliam os conhecimentos conceituais dos estudantes, por meio de questões objetivas ou discursivas, que podem ser de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, associação, ordenação, completar lacunas etc;
  • Trabalhos: são instrumentos que avaliam as habilidades procedimentais dos estudantes, por meio de atividades práticas, que podem ser individuais ou em grupo, como pesquisas, relatórios, experimentos, maquetes etc;
  • Portfólios: são instrumentos que avaliam as atitudes valorativas dos estudantes, por meio de um conjunto de produções realizadas ao longo do período ou ciclo de ensino, que podem ser textos, desenhos, fotos, vídeos etc;
  • Autoavaliação: é um instrumento que permite que os estudantes avaliem o seu próprio desempenho, por meio de questionários, escalas ou fichas, que podem conter perguntas sobre o seu nível de aprendizagem, suas dificuldades, seus avanços, seus interesses etc;
  • Avaliação 360: é um instrumento que permite que os estudantes sejam avaliados por diferentes agentes educacionais, como os educadores, os gestores, os colegas e as famílias, por meio de questionários ou entrevistas, que podem conter perguntas sobre o seu comportamento, sua participação, sua colaboração, sua responsabilidade etc.

Já os instrumentos informais são aqueles que não seguem uma estrutura pré-definida, mas dependem da observação e do registro do educador. Eles podem ser aplicados a qualquer momento do processo de ensino e aprendizagem. Alguns exemplos são:

  • Observação: é um instrumento que permite que o educador acompanhe o desempenho dos estudantes durante as atividades realizadas em sala de aula ou fora dela, verificando se eles estão atentos, interessados, motivados, participativos etc.
  • Registro: é um instrumento que permite que o educador registre as informações coletadas pela observação ou por outros meios, anotando os dados relevantes sobre o desempenho dos estudantes em um caderno ou em um sistema informatizado.
  • Conversa: é um instrumento que permite que o educador dialogue com os estudantes sobre o seu processo de aprendizagem, esclarecendo dúvidas, dando orientações, elogiando avanços, sugerindo melhorias etc.
  • Feedback: é um instrumento que permite que o educador devolva aos estudantes os resultados da avaliação realizada por ele ou por outros agentes educacionais, informando-os sobre os seus pontos fortes e fracos e indicando-lhes os caminhos para a melhoria da aprendizagem.

Ambos instrumentos devem ser utilizados de forma combinada e equilibrada pelo educador. Os instrumentos formais permitem uma avaliação mais objetiva e padronizada do desempenho dos estudantes. Os instrumentos informais permitem uma avaliação mais subjetiva e personalizada do desempenho dos estudantes.

Saiba mais: Teorias, abordagens e metodologias de ensino. Vamos conhecer cada uma delas?

Avaliações Digitais da Compartilha e diversos tipos de avaliações

Alunos reunidos em uma mesa fazenda anotações enquanto usam computador

Você já conhece as Avaliações Digitais da Moderna Compartilha? Elas são um conjunto de instrumentos que permitem realizar uma avaliação educacional de qualidade, com dados precisos e confiáveis. Elas são aplicadas por meio de uma plataforma online, que oferece diversas funcionalidades para facilitar o trabalho dos educadores e dos gestores escolares.

Entre elas, podemos destacar três tipos principais: Creare, Alpha e Pleno. Cada tipo tem um objetivo específico e um público-alvo diferente. Conheça melhor:

Creare

É uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo identificar o nível de aprendizagem dos estudantes no início do ano letivo, verificando os conhecimentos prévios que eles possuem sobre os conteúdos que serão trabalhados ao longo do ano. 

Ela é aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) e do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano).

Alpha

É uma avaliação formativa, que tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento dos estudantes ao longo do ano letivo, verificando se eles estão atingindo os objetivos de aprendizagem propostos para cada bimestre. 

Ela é aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano) e do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano).

Pleno

É uma avaliação somativa, que tem como objetivo verificar o desempenho dos estudantes ao final do ano letivo, comparando-os com os padrões de qualidade estabelecidos pelos sistemas de ensino. 

Ela é aplicada aos estudantes do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (do 1º ao 3º ano).

As Avaliações Digitais da Moderna Compartilha têm como vantagens:

  • Avaliar os estudantes de forma abrangente, considerando os diferentes tipos de conhecimentos, habilidades e atitudes;
  • Avaliar os estudantes de forma alinhada, seguindo os parâmetros curriculares nacionais e estaduais, bem como as matrizes de referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Avaliar os estudantes de forma personalizada, adaptando-se aos diferentes níveis de aprendizagem dos mesmos, por meio de um sistema adaptativo que seleciona as questões mais adequadas para cada estudante;
  • Avaliar os estudantes de forma rápida e prática, utilizando uma plataforma online que permite a aplicação das provas em qualquer dispositivo conectado à internet, como computadores, tablets ou celulares;
  • Avaliar os estudantes de forma segura e confiável, utilizando uma plataforma online que garante a integridade e a validade dos dados coletados, por meio de sistemas de criptografia e de controle de acesso;
  • Avaliar os estudantes de forma interativa e lúdica, utilizando uma plataforma online que oferece recursos multimídia, como vídeos, áudios, imagens e animações, que tornam as provas mais atrativas e estimulantes.

Além das avaliações da Compartilha, existem outros tipos de avaliações que podem ser utilizados pelos educadores e pelos gestores escolares. Alguns exemplos são:

Avaliação interna

É aquela que é realizada pela própria escola, com o objetivo de verificar o desempenho dos estudantes e da instituição em relação aos seus objetivos educacionais. Ela pode ser feita por meio de instrumentos formais ou informais, como provas, trabalhos, portfólios, observação, registro, conversa, feedback etc.

Avaliação externa

É aquela que é realizada por um órgão ou entidade externa à escola, com o objetivo de verificar o desempenho dos estudantes e da instituição em relação aos padrões de qualidade estabelecidos pelos sistemas de ensino. 

Ela pode ser feita por meio de instrumentos formais, como provas padronizadas ou questionários socioeconômicos. Alguns exemplos de avaliações externas são o Saeb, o Enem, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) etc.

Avaliação participativa

É aquela que envolve a participação de diferentes agentes educacionais na avaliação dos estudantes e da instituição, como os educadores, os gestores, os colegas, as famílias e a comunidade. Ela pode ser feita por meio de instrumentos formais ou informais, como questionários, entrevistas, reuniões, assembleias, conselhos, etc.

Avaliação 360

É um tipo de avaliação participativa que permite que os estudantes sejam avaliados por diferentes agentes educacionais, como os educadores, os gestores, os colegas e as famílias, por meio de questionários ou entrevistas, que podem conter perguntas sobre o seu comportamento, sua participação, sua colaboração, sua responsabilidade etc.

Conclusão

A avaliação educacional é uma parte vital do processo de ensino-aprendizagem e desempenha um papel fundamental na melhoria da educação. É uma ferramenta que não apenas mede o conhecimento, mas também guia o aprendizado e o ensino de maneira mais eficaz. 

Com as Avaliações Digitais da Compartilha, como Creare, Alpha e Pleno, os educadores têm à disposição instrumentos modernos e flexíveis para atender às necessidades diversificadas de seus alunos. 

Ao compreender a importância da avaliação educacional e escolher as ferramentas certas, podemos continuar a elevar o padrão da educação para as gerações futuras.

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