Imagine um jogo em que o objetivo é descrever o que lhe vem à mente ao escutar uma determinada palavra. É certo que suas respostas serão influenciadas por diversos fatores, muitos dos quais nem temos domínio. Dependendo do local em que estiver, da época e das experiências de vida relacionadas ao tema. Existem termos que são mais particulares aos seres humanos e outros menos. O interessante é pensar como tudo o que vivemos nos impacta de alguma forma e pode ter desdobramentos interessantes.
Com a palavra “escola” não é diferente. Com certeza ela também resultará em inúmeras descrições, porém há elementos quase unânimes. Por exemplo: você pensaria em alunos e professores?
Se sua resposta foi “sim”, você faz parte de um grande grupo que construiu a instituição Escola nas últimas centenas de anos, e tem uma imagem bastante sólida do que significa a palavra escola.
O tempo passou e a escola foi se transformando. O modelo de crianças em carteiras e professores em sala de aula, surgiu em meados do século XII. Aos poucos, com a industrialização e as novas necessidades da sociedade, a escola foi sendo levada a mais pessoas, isto é, foi massificada.
É claro que, em 2023, o conceito de escola ainda remete fortemente a um espaço com professores e alunos, mas não é somente isto. Além dos protagonistas já mencionados, existem inúmeros outros atores fundamentais: o diretor, o coordenador pedagógico, as secretárias, os assistentes, a turma da limpeza, o pessoal responsável pela cantina ou refeitório, os funcionários da manutenção, a equipe da tecnologia, o grupo do escritório (financeiro, gestão de pessoas). Ufa! A equipe de uma escola é gigante e cada um desses atores têm papel fundamental para que a educação aconteça.
E não é só isso! No mundo da escola, as transformações são constantes e, na Era da Informação e das modificações rápidas, a instituição Escola precisa estar antenada para conseguir se manter atual e adequada às necessidades dos estudantes e da sociedade como um todo. Ou seja, deve estar atualizada sobre o que acontece no mundo: melhores práticas e estratégias de ensino e aprendizagem; novas tecnologias destinadas ao mundo da Educação; leis e normas educacionais atuais, atualização e criação de leis e normas educacionais que norteiam os currículos e decisões institucionais.
A resposta é simples: o consultor pedagógico! Esse profissional é um especialista que atua na área da educação, prestando consultoria e assessoria não só aos professores, mas às instituições de ensino como um todo, incluindo os coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Ele é responsável por orientar e acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a melhoria da qualidade da educação. A sua principal função é orientar os professores e a equipe pedagógica em relação às melhores práticas e às estratégias de ensino, de forma a promover uma educação mais eficiente e significativa para os alunos. Apesar do escopo de atuação do consultor ser bem abrangente, em geral a principal demanda é com a formação de professores.
Nesse sentido, o consultor atua em parceria com a equipe escolar para garantir que os objetivos educacionais sejam alcançados, que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e que a educação esteja de acordo com as necessidades e as demandas da sociedade. Sendo assim, o consultor pedagógico pode atuar de forma autônoma, prestando serviços a diversas instituições de ensino, ou pode ser contratado por uma instituição para trabalhar exclusivamente em seu ecossistema.
Sendo assim, suas atividades são de grande abrangência, como por exemplo:
O consultor pedagógico vem ganhando espaço e relevância à medida que a escola está cada dia mais voltada para o protagonismo dos estudantes e o seu desenvolvimento individual, e também pelo surgimento de novas tecnologias educacionais.
É válido lembrar que o trabalho de consultoria pedagógica é bastante crítico e detalhista para assegurar que o melhor da educação possa estar sendo oferecido para aquela escola, para aqueles professores e para aqueles alunos. Pode ser difícil para um profissional ter o seu trabalho avaliado e receber sugestões e ideias sobre a forma de trabalhar, porém é algo necessário para que o processo de ensino-aprendizagem seja transformado positivamente.
Com o trabalho da consultoria, o professor e os gestores escolares têm a oportunidade de realizar grandes trocas de informações que contribuem para o sucesso de todos os atores envolvidos no processo educativo. Muitas vezes, o professor e os gestores estão com os olhares voltados para o que está acontecendo dentro da sala de aula e da escola, o que pode restringir e até suprimir diferentes perspectivas e, portanto, deixam oportunidades valiosas escaparem.
Pode ser que daqui a alguns séculos, quando fizermos o jogo de descrever o que se está pensando ao falar uma palavra, a descrição para escola seja diferente: em parceria com os alunos e professores, também serão citados os outros atores fundamentais deste processo. É provável, inclusive, que os consultores pedagógicos apareçam nesta lista.