Habilidades socioemocionais: o que são e por que são importantes? Descubra!

menino apoiado sob carteira escolha sorri para câmera

Você sabia que, desde 2020, todas as escolas brasileiras deveriam introduzir em seus currículos as habilidades socioemocionais? Elas passaram a  compor uma frente de conteúdos e práticas que devem fazer parte da sala de aula e do dia a dia dos alunos. 

Esse tema está sustentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e tem como objetivo educar as crianças e os adolescentes em âmbitos que vão além das disciplinas regulares, como Matemática, Física, Química e Português.

A ideia é que aconteça o desenvolvimento de habilidades essenciais aos nossos tempos, como colaboração, empatia, senso crítico e outras. Tudo gira em torno de competência imprescindíveis nos relacionamentos humanos, cada vez mais complexos.

Quer aprender como colocar isso em prática? Confira o conteúdo que preparamos a seguir para trabalhar tais habilidades na grade curricular!

O que são habilidades socioemocionais? 

São competências que nos ajudam a lidar com nossas emoções, nossos relacionamentos e nossos desafios. Elas incluem autoconhecimento, autocontrole, empatia, comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico. 

Essas habilidades são importantes para o nosso bem-estar pessoal e profissional, pois nos permitem reconhecer e expressar nossos sentimentos de forma adequada, compreender e respeitar as perspectivas dos outros, resolver conflitos de forma construtiva, trabalhar em equipe de forma eficaz e tomar decisões responsáveis. 

As habilidades podem ser desenvolvidas ao longo da vida por meio de práticas educativas, experiências sociais e reflexões pessoais.

Os pilares que apoiam a educação socioemocional incluem autoconhecimento, autogerenciamento, tomada de decisões responsável, habilidade de relacionamento e consciência social.

Tendo isso em mente, é papel da escola implementar atividades para desenvolver estas competências, assim como investir na formação dos professores para que consigam fomentar essas competências de acordo com as possibilidades de cada turma.

Por que as habilidades socioemocionais são importantes?

menino de 7 anos realiza leitura de livro em biblioteca de escola

Trabalhar as habilidades socioemocionais dos estudantes envolve ajudá-los a amadurecer seu olhar perante o mundo, os preparando para encarar a realidade ao seu redor.

Nesse aspecto, é importante que os educadores e gestores comecem a avaliar o desenvolvimento dessas habilidades como algo que acompanha e complementa as práticas tradicionais de ensino. 

Com isso, os alunos conseguem relacionar as matérias aprendidas em sala com ações de autogerenciamento, consciência social, inteligência emocional e outros atributos. 

Portanto, as competências socioemocionais são fundamentais para que os jovens floresçam tanto no meio acadêmico quanto no âmbito pessoal, e se tornem indivíduos responsáveis, competentes e empáticos com o próximo.

A educação socioemocional e a BNCC

A relação entre a educação socioemocional e a BNCC é estreita e complementar. A BNCC reconhece a importância das competências socioemocionais para o pleno exercício da cidadania e para o enfrentamento dos desafios do século XXI. 

Por isso, ela incorpora as habilidades socioemocionais em sua estrutura, tanto nas competências gerais quanto nas específicas de cada área do conhecimento e componente curricular. Além disso, a Base Nacional orienta as escolas a promoverem uma educação integral que valorize as dimensões cognitiva, afetiva, física, social e cultural dos estudantes.

Isso representa uma oportunidade para as escolas repensarem seus currículos e suas práticas pedagógicas de forma mais integrada e significativa para os alunos. Desse modo, é preciso que os gestores escolares, os professores e os demais profissionais da educação se engajem na implementação dessa proposta com uma visão ampla e atualizada da educação socioemocional. 

Também é necessário que haja um trabalho colaborativo entre os diferentes atores envolvidos no processo educativo: famílias, comunidades, organizações sociais e poder público.

Quais são as 5 competências socioemocionais?

menina realiza prova sob carteira escolar

Conforme explicamos logo acima, as competências socioemocionais ajudam no desenvolvimento da inteligência emocional e na relação interpessoal do indivíduo, sendo indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem. 

Segundo a BNCC, existem 5 competências socioemocionais essenciais na educação. Confira abaixo.

1. Autoconhecimento 

Trata-se da capacidade de reconhecer e compreender nossos sentimentos, pensamentos, valores e motivações. Ele nos permite ter uma visão clara de quem somos, de nossos pontos fortes e fracos, e de como nos expressamos. 

O autoconhecimento é importante para desenvolvermos uma autoestima saudável, confiança em nós mesmos e senso de propósito.

2. Autocontrole 

Consiste em regular nossas emoções e impulsos diante de situações difíceis ou estressantes. 

O autocontrole nos ajuda a manter a calma, evitar reações exageradas ou agressivas e tomar decisões mais conscientes e racionais. Ele pode ser desenvolvido por meio de práticas como respiração profunda, meditação, relaxamento e exercícios físicos.

3. Consciência social 

A consciência social é a capacidade de se colocar no lugar do outro, reconhecer e respeitar as diferenças e diversidades, e se engajar em ações solidárias e cidadãs. Essa habilidade nos ajuda a conviver melhor em sociedade e a contribuir para o bem comum.

4. Habilidade de relacionamento 

A habilidade de relacionamento é uma das competências socioemocionais que diz respeito à forma como nos comunicamos e interagimos com as outras pessoas. 

Ela envolve manifestar ações de escuta ativa (ouvir com atenção), comunicação clara (expressar-se com objetividade), cooperação (trabalhar em equipe), respeito (aceitar as diferenças) e empatia (se colocar no lugar do outro). 

Essa habilidade é fundamental para construir laços afetivos positivos, resolver conflitos pacificamente, aprender com os outros, e participar ativamente da sociedade.

5. Tomada de decisão responsável 

Envolve a capacidade de realizar escolhas pessoais levando em conta os padrões éticos e morais. Isso significa analisar as situações, identificar os problemas, avaliar as consequências das ações para si mesmo e para os outros.

Como desenvolver habilidades socioemocionais? 

menina com fone sorri para câmera

Já deixamos claro que tais habilidades são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes e para o seu sucesso acadêmico e profissional. Mas como desenvolvê-las em sala de aula? Veja a seguir, algumas estratégias que podem ser utilizadas pelos professores para estimular essas habilidades seus alunos:

  • Promover o trabalho em grupo: excelente ideia para estimular habilidades, como colaboração, comunicação e escuta ativa. Crie atividades que podem ser realizadas em duplas, trios ou até mesmo grupos maiores. Busque criar combinações que propiciem a diversidade em cada equipe e, assim, gerem oportunidades para trocas que, de outra maneira, poderiam não acontecer; 
  • Montar um currículo interdisciplinar: estabelecer conexões inéditas entre as disciplinas pode ser uma boa saída para que os alunos adquiram consciência de aprendizagem e consigam colocar em prática as matérias aprendidas. Durante o ciclo de estudos, é possível desenhar aulas co-criadas e mediadas em dupla. Que tal chamar os professores de Biologia e Geografia para ensinar sobre os tipos de solo? Considere;
  • Incentivar a cultura maker: trata-se de uma linha de trabalho que faz os estudantes colocarem seus conhecimentos em prática. Essa estratégia permite que competências importantes sejam estimuladas por meio da experimentação, como a criatividade e a curiosidade. A cultura maker tem tudo a ver com o uso de projetos para a exploração dos temas de interesse do professor e da turma;
  • Debater a cidadania: consciência social, ética e papel do cidadão são temas de primeira relevância e que devem, com certeza, fazer parte da grade curricular de qualquer instituição que visa preparar seus alunos para um futuro que vai exigir, cada vez mais, intervenções que promovam a evolução social. Para isso, a escola pode abordar temáticas relacionadas à cidadania, como sustentabilidade e questões sociais. 

Como alinhar essas propostas ao Projeto Político Pedagógico da instituição?

Todas essas sugestões de trabalhar as habilidades socioemocionais em classe devem estar alinhadas com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. Isso garante que as atividades sejam implementadas de maneira integral e para todos, com intencionalidade pedagógica, e não de forma pontual.

É importante lembrar que o ambiente escolar é plural e diverso, desta maneira, cada indivíduo recebe estímulos e aprende de maneira única. Com isso, é essencial estar atento à toda comunidade, permitindo que as habilidades socioemocionais sejam trabalhadas, de fato, para todos.

Sabendo disso, professores, gestores, orientadores e todos os membros da escola devem estar aptos para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, fazendo com que as competências não fiquem restritas ao campo da teoria e sejam implementadas de forma prática. 

Como trabalhar as habilidades emocionais no ambiente familiar?

Agora, você já tem dicas importantes sobre como as habilidades socioemocionais podem ser abordadas no ambiente escolar e promover uma educação de excelência. No entanto, pais, mães ou responsáveis pelo aluno, também podem fazer parte desse processo.

Ajudar com questões socioemocionais vai além de fazer o estudante entender suas emoções. Permite que as crianças e os adolescentes se sintam mais seguros emocionalmente, construam vínculos sólidos com os pais e responsáveis, abram espaço para a comunicação em casa e tenham maior autonomia para realizar atividades diárias.

Com isso em mente, preparamos uma lista de dicas que os pais e os responsáveis podem utilizar em casa para auxiliar os pequenos e os jovens no momento de desenvolverem suas capacidades socioemocionais: 

  • Seja o exemplo: crianças enxergam os adultos como espelhos. As ações dizem muito sobre um modelo de conduta a ser seguido. Por exemplo: tratar as pessoas com gentileza e ser paciente com a criança ao conversar com ela faz com que essas competências sejam aprendidas e replicadas; 
  • Externalize emoções: os pais devem incentivar os filhos a externalizar suas emoções e a conversarem sobre seus sentimentos. Além de se sentirem mais seguros e confortáveis por serem figuras familiares, os responsáveis podem acolher e validar as emoções, fazendo com que as crianças se sintam compreendidas e entendam seus sentimentos; 
  • Pratique a empatia: para trabalhar essa habilidade em casa, é necessário estimular a troca de experiências, ou seja, apresentar diferentes vivências para a criança e analisar aquela situação como se ela fosse parte desse momento;
  • Expresse a criatividade: dê a oportunidade de expressar sua criatividade por meio de atividades artísticas ou esportes. A música, a pintura e as atividades físicas permitem que a criança explore sua curiosidade, experimente novas sensações e seja criativa.

Quais os benefícios de integrar essas habilidades no ensino básico?

menina adolescente realiza leitura de livro em biblioteca de escola

Desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos é uma forma de prepará-los para a vida em sociedade, para o futuro profissional e para o aprendizado contínuo. Alguns dos benefícios são:

  • Ajuda no relacionamento com pais, amigos e o mundo exterior;
  • Fornece autocontrole e autoconhecimento;
  • Melhora a empatia com colegas e amigos;
  • Melhora da consciência social e da cidadania;
  • Melhora o aprendizado na escola e fora dela;
  • Permite compreender melhor as emoções próprias e alheias;
  • Previne o bullying e outros tipos de violência;
  • Estimula a criatividade e o pensamento crítico;
  • Favorece o trabalho em equipe e a cooperação;
  • Potencializa as vocações e os talentos individuais.

No que as capacidades socioemocionais contribuem para a carreira dos estudantes? 

Essas habilidades são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, pois contribuem para o desenvolvimento de profissionais mais criativos, inovadores, flexíveis e adaptáveis às mudanças. Os estudantes que desenvolvem as habilidades socioemocionais podem se beneficiar em vários aspectos da sua carreira profissional. Por exemplo:

  • Ter mais facilidade para estabelecer relações interpessoais positivas com colegas, clientes, gestores e parceiros, o que pode favorecer o trabalho em equipe, a liderança e a negociação;
  • Ter mais autoconfiança e autoestima para enfrentar desafios e buscar oportunidades de crescimento pessoal e profissional;
  • Ter mais equilíbrio emocional para lidar com situações de estresse, frustração e conflito, buscando soluções construtivas e aprendendo com os erros;
  • Ter mais motivação e engajamento para realizar suas atividades com qualidade, eficiência e comprometimento;
  • Ter mais criatividade e inovação para propor ideias originais e soluções alternativas para os problemas do cotidiano.

Portanto, as capacidades socioemocionais ajudam na carreira profissional do estudante porque permitem que ele se destaque em um cenário competitivo e dinâmico, além de proporcionarem maior satisfação pessoal e bem-estar no trabalho.

Conclusão

As habilidades socioemocionais devem estar presentes desde os Anos Iniciais do processo de ensino-aprendizagem. Como você viu neste artigo, a BNCC incentiva a inclusão dessas capacidades em seus currículos. 

Por isso, é essencial que os educadores estimulem e desenvolvam essas competências nos alunos desde cedo, por meio de atividades lúdicas, reflexivas e interativas.

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