Você sabia que, desde 2020, todas as escolas brasileiras deveriam introduzir em seus currículos as habilidades socioemocionais? Elas passaram a compor uma frente de conteúdos e práticas que devem fazer parte da sala de aula e do dia a dia dos alunos.
Esse tema está sustentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e tem como objetivo educar as crianças e os adolescentes em âmbitos que vão além das disciplinas regulares, como Matemática, Física, Química e Português.
A ideia é que aconteça o desenvolvimento de habilidades essenciais aos nossos tempos, como colaboração, empatia, senso crítico e outras. Tudo gira em torno de competência imprescindíveis nos relacionamentos humanos, cada vez mais complexos.
Quer aprender como colocar isso em prática? Confira o conteúdo que preparamos a seguir para trabalhar tais habilidades na grade curricular!
São competências que nos ajudam a lidar com nossas emoções, nossos relacionamentos e nossos desafios. Elas incluem autoconhecimento, autocontrole, empatia, comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico.
Essas habilidades são importantes para o nosso bem-estar pessoal e profissional, pois nos permitem reconhecer e expressar nossos sentimentos de forma adequada, compreender e respeitar as perspectivas dos outros, resolver conflitos de forma construtiva, trabalhar em equipe de forma eficaz e tomar decisões responsáveis.
As habilidades podem ser desenvolvidas ao longo da vida por meio de práticas educativas, experiências sociais e reflexões pessoais.
Os pilares que apoiam a educação socioemocional incluem autoconhecimento, autogerenciamento, tomada de decisões responsável, habilidade de relacionamento e consciência social.
Tendo isso em mente, é papel da escola implementar atividades para desenvolver estas competências, assim como investir na formação dos professores para que consigam fomentar essas competências de acordo com as possibilidades de cada turma.
Trabalhar as habilidades socioemocionais dos estudantes envolve ajudá-los a amadurecer seu olhar perante o mundo, os preparando para encarar a realidade ao seu redor.
Nesse aspecto, é importante que os educadores e gestores comecem a avaliar o desenvolvimento dessas habilidades como algo que acompanha e complementa as práticas tradicionais de ensino.
Com isso, os alunos conseguem relacionar as matérias aprendidas em sala com ações de autogerenciamento, consciência social, inteligência emocional e outros atributos.
Portanto, as competências socioemocionais são fundamentais para que os jovens floresçam tanto no meio acadêmico quanto no âmbito pessoal, e se tornem indivíduos responsáveis, competentes e empáticos com o próximo.
A relação entre a educação socioemocional e a BNCC é estreita e complementar. A BNCC reconhece a importância das competências socioemocionais para o pleno exercício da cidadania e para o enfrentamento dos desafios do século XXI.
Por isso, ela incorpora as habilidades socioemocionais em sua estrutura, tanto nas competências gerais quanto nas específicas de cada área do conhecimento e componente curricular. Além disso, a Base Nacional orienta as escolas a promoverem uma educação integral que valorize as dimensões cognitiva, afetiva, física, social e cultural dos estudantes.
Isso representa uma oportunidade para as escolas repensarem seus currículos e suas práticas pedagógicas de forma mais integrada e significativa para os alunos. Desse modo, é preciso que os gestores escolares, os professores e os demais profissionais da educação se engajem na implementação dessa proposta com uma visão ampla e atualizada da educação socioemocional.
Também é necessário que haja um trabalho colaborativo entre os diferentes atores envolvidos no processo educativo: famílias, comunidades, organizações sociais e poder público.
Conforme explicamos logo acima, as competências socioemocionais ajudam no desenvolvimento da inteligência emocional e na relação interpessoal do indivíduo, sendo indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo a BNCC, existem 5 competências socioemocionais essenciais na educação. Confira abaixo.
Trata-se da capacidade de reconhecer e compreender nossos sentimentos, pensamentos, valores e motivações. Ele nos permite ter uma visão clara de quem somos, de nossos pontos fortes e fracos, e de como nos expressamos.
O autoconhecimento é importante para desenvolvermos uma autoestima saudável, confiança em nós mesmos e senso de propósito.
Consiste em regular nossas emoções e impulsos diante de situações difíceis ou estressantes.
O autocontrole nos ajuda a manter a calma, evitar reações exageradas ou agressivas e tomar decisões mais conscientes e racionais. Ele pode ser desenvolvido por meio de práticas como respiração profunda, meditação, relaxamento e exercícios físicos.
A consciência social é a capacidade de se colocar no lugar do outro, reconhecer e respeitar as diferenças e diversidades, e se engajar em ações solidárias e cidadãs. Essa habilidade nos ajuda a conviver melhor em sociedade e a contribuir para o bem comum.
A habilidade de relacionamento é uma das competências socioemocionais que diz respeito à forma como nos comunicamos e interagimos com as outras pessoas.
Ela envolve manifestar ações de escuta ativa (ouvir com atenção), comunicação clara (expressar-se com objetividade), cooperação (trabalhar em equipe), respeito (aceitar as diferenças) e empatia (se colocar no lugar do outro).
Essa habilidade é fundamental para construir laços afetivos positivos, resolver conflitos pacificamente, aprender com os outros, e participar ativamente da sociedade.
Envolve a capacidade de realizar escolhas pessoais levando em conta os padrões éticos e morais. Isso significa analisar as situações, identificar os problemas, avaliar as consequências das ações para si mesmo e para os outros.
Já deixamos claro que tais habilidades são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes e para o seu sucesso acadêmico e profissional. Mas como desenvolvê-las em sala de aula? Veja a seguir, algumas estratégias que podem ser utilizadas pelos professores para estimular essas habilidades seus alunos:
Todas essas sugestões de trabalhar as habilidades socioemocionais em classe devem estar alinhadas com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição. Isso garante que as atividades sejam implementadas de maneira integral e para todos, com intencionalidade pedagógica, e não de forma pontual.
É importante lembrar que o ambiente escolar é plural e diverso, desta maneira, cada indivíduo recebe estímulos e aprende de maneira única. Com isso, é essencial estar atento à toda comunidade, permitindo que as habilidades socioemocionais sejam trabalhadas, de fato, para todos.
Sabendo disso, professores, gestores, orientadores e todos os membros da escola devem estar aptos para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, fazendo com que as competências não fiquem restritas ao campo da teoria e sejam implementadas de forma prática.
Agora, você já tem dicas importantes sobre como as habilidades socioemocionais podem ser abordadas no ambiente escolar e promover uma educação de excelência. No entanto, pais, mães ou responsáveis pelo aluno, também podem fazer parte desse processo.
Ajudar com questões socioemocionais vai além de fazer o estudante entender suas emoções. Permite que as crianças e os adolescentes se sintam mais seguros emocionalmente, construam vínculos sólidos com os pais e responsáveis, abram espaço para a comunicação em casa e tenham maior autonomia para realizar atividades diárias.
Com isso em mente, preparamos uma lista de dicas que os pais e os responsáveis podem utilizar em casa para auxiliar os pequenos e os jovens no momento de desenvolverem suas capacidades socioemocionais:
Desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos é uma forma de prepará-los para a vida em sociedade, para o futuro profissional e para o aprendizado contínuo. Alguns dos benefícios são:
Essas habilidades são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, pois contribuem para o desenvolvimento de profissionais mais criativos, inovadores, flexíveis e adaptáveis às mudanças. Os estudantes que desenvolvem as habilidades socioemocionais podem se beneficiar em vários aspectos da sua carreira profissional. Por exemplo:
Portanto, as capacidades socioemocionais ajudam na carreira profissional do estudante porque permitem que ele se destaque em um cenário competitivo e dinâmico, além de proporcionarem maior satisfação pessoal e bem-estar no trabalho.
As habilidades socioemocionais devem estar presentes desde os Anos Iniciais do processo de ensino-aprendizagem. Como você viu neste artigo, a BNCC incentiva a inclusão dessas capacidades em seus currículos.
Por isso, é essencial que os educadores estimulem e desenvolvam essas competências nos alunos desde cedo, por meio de atividades lúdicas, reflexivas e interativas.
Gostou deste conteúdo? Então, siga a Moderna Compartilha no Facebook, Instagram e Youtube para acompanhar nossas novidades sobre o tema!