A importância da Agenda 2030 e do desenvolvimento sustentável na educação

SDG or sustainable development goals by united nations outline concept. Interlinked global social target to reach in future vector illustration. Hunger, health, poverty, education and climate action.
Sejamos sinceros: a necessidade de construir uma sociedade mais sustentável e consciente nunca foi tão urgente, não é mesmo? De uns anos para cá, o desenvolvimento sustentável deixou de ser apenas um conceito distante e passou a fazer parte das discussões diárias nas mais diferentes esferas da nossa vida. Seja nas conversas casuais com os amigos e vizinhos sobre as mudanças climáticas, nas discussões entre gestores públicos sobre a necessidade de implementar práticas mais sustentáveis nas cidades ou nos debates promovidos nas salas de aula sobre a importância dos alunos refletirem sobre seus direitos, deveres, compromissos e responsabilidades, por exemplo, uma coisa é fato: as questões globais e seus impactos locais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. E não poderia ser diferente. Além de vivenciarmos, na prática, os desafios e a urgência do desenvolvimento sustentável, o tema ainda conta com o respaldo de organizações internacionais de grande relevância, como a ONU (Organização das Nações Unidas) — o que reforça ainda mais sua importância.

O que é a Agenda 2030?

Um dos principais marcos desse compromisso global é a Agenda 2030, um plano de ação criado pela ONU, que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa iniciativa visa direcionar esforços para a construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável, abordando questões fundamentais e de extrema importância, como:
Muito mais que um compromisso entre as nações, a Agenda 2030 é um chamado à ação para governos, empresas e toda a sociedade. Afinal, além de estabelecer diretrizes globais, ela convida cada indivíduo e instituição a refletir sobre seu papel na construção de uma sociedade e de um futuro mais justo e sustentável — e é aqui que a escola se torna uma peça-chave!

O papel da educação no desenvolvimento sustentável

Isso porque a educação desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos críticos, conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Ao levar a pauta do desenvolvimento sustentável para dentro da sala de aula, os educadores não apenas conscientizam os alunos sobre a importância da preservação ambiental, da inclusão social e do desenvolvimento econômico sustentável, como também incentivam a busca por soluções inovadoras e responsáveis para os desafios do hoje e do amanhã.

Habilidades para o século XXI

E mais: integrar a Agenda 2030 ao processo educativo também fortalece o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como:
  • Autonomia
  • Resiliência
  • Proatividade
  • Empatia
  • Colaboração
Assim, muito mais que compreender a complexidade dos problemas globais, os estudantes também aprendem de que forma podem se tornar agentes transformadores de suas próprias comunidades e realidades.

A Agenda 2030 no Compartilha

Em suma, trazer os princípios da Agenda 2030 para o ensino é um compromisso — e um dever — com a formação de cidadãos capazes de atuar de forma ativa na construção de um futuro sustentável. No Compartilha, incorporamos o tema do desenvolvimento sustentável no material do professor do Ensino Fundamental Anos Finais.

Projetos que conectam conhecimento, reflexão e ação

Além de adotar uma aprendizagem baseada em projetos, o material alia conhecimento, reflexão e ação, estimulando uma análise aprofundada dos desafios do mundo contemporâneo e incentivando a busca por soluções voltadas ao bem comum. Questões como:
  • Escassez de água e energia
  • Erradicação da pobreza
  • Erradicação da fome
São trabalhadas de forma contextualizada, promovendo o pensamento crítico e o engajamento dos alunos.

Educação como caminho para um futuro melhor

Afinal, se desejamos um futuro melhor, é essencial começar pela educação das novas gerações, formando cidadãos capazes de transformar conhecimento em ação e impacto positivo na sociedade, não é mesmo?

Veja outros conteúdos